Adições com 'Beavers, Build It'

Atualizado por Michelle

Faixa etária: 5 a 12 anos

CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ABORDADOS

  • Adição de números de 10 a 20;
  • Múltiplos de 2, 5 e 10;
  • Adição de frações.

BNCC

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HABILIDADES

Construção de fatos básicos da adição

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Significados de metade, terça parte, quarta parte, quinta parte e décima parte

(EF03MA09) Associar o quociente de uma divisão com resto zero de um número natural por 2, 3, 4, 5 e 10 às ideias de metade, terça, quarta, quinta e décima partes.

Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2,1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100

(EF04MA09) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Fluxograma para determinar a paridade de um número natural

Múltiplos e divisores de um número natural

Números primos e compostos

(EF06MA04) Construir algoritmo em linguagem natural e representá-lo por fluxograma que indique a resolução de um problema simples (por exemplo, se um número natural qualquer é par).

(EF06MA05) Classificar números naturais em primos e compostos, estabelecer relações entre números, expressas pelos termos “é múltiplo de”, “é divisor de”, “é fator de”, e estabelecer, por meio de investigações, critérios de divisibilidade por 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9, 10, 100 e 1000.

(EF06MA06) Resolver e elaborar problemas que envolvam as ideias de múltiplo e de divisor.

Frações: significados (parte/todo, quociente),equivalência, comparação, adição e subtração;cálculo da fração de um número natural; adição e subtração de frações

(EF06MA07) Compreender, comparar e ordenar frações associadas às ideias de partes de inteiros e resultado de divisão, identificando frações equivalentes.

(EF06MA08) Reconhecer que os números racionais positivos podem ser expressos nas formas fracionária e decimal, estabelecer relações entre essas representações, passando de uma representação para outra, e relacioná-los a pontos na reta numérica.

(EF06MA09) Resolver e elaborar problemas que envolvam o cálculo da fração de uma quantidade e cujo resultado seja um número natural, com e sem uso de calculadora.

(EF06MA10) Resolver e elaborar problemas que envolvam adição ou subtração com números racionais positivos na representação fracionária.

COMO JOGAR

Use seus conhecimentos para construir um muro em dupla com o seu colega de equipe.

Você e seu colega recebem separadamente um conjunto de tijolos com determinadas frações. Cada um de vocês só consegue ver as frações que recebeu. Analisando as frações que receberam, você e seu colega devem propor possíveis alturas para os muros que vocês construirão juntos. O objetivo é usar os tijolos para construir o muro mais alto possível. Mas cuidado: os muros têm de ter exatamente a mesma altura!

  1. Observe atentamente as frações que aparecem nos seus tijolos e tente decidir as várias alturas que podem ser obtidas com as frações que você recebeu. Na imagem, possíveis alturas que poderiam ser obtidas são 2½, 2¼, ¾, ½ ou ¼. Essas devem ser as sugestões.
  2. Clique no cartão de sugestão e coloque a sua sugestão. Para enviá-la, clique no símbolo de confirmação. O número sugerido aparecerá no seu balão e aparecerá na tela do seu colega.
  3. Enquanto isso acontece o seu colega também dará sugestões com base nas frações que ele recebeu. As sugestões do seu colega aparecem acima do personagem dele (lado esquerdo da tela).
  1. Observe as sugestões feitas pelo seu colega e procure um número maior do que aquele que você sugeriu e que seja possível de construir com os valores que você tem. Analise as sugestões com muito cuidado pois os muros construídos por vocês dois têm de ter a mesma altura.
  2. Clique no balão que mostra uma altura que vocês dois podem obter. Não é necessário dar todas as sugestões possíveis antes de aceitar ou escolher uma delas.
  3. Assim que vocês concordarem sobre a altura dos muros, é hora de construí-lo! Para fazer isso basta arrastar e soltar a combinação de tijolos no canteiro de obras.
  1. Quando vocês terminarem, uma uma viga horizontal será posicionada para verificar se as alturas são iguais.

Continuem construindo os muros. O objetivo é construir os muros com a maior altura possível. Mas lembre-se: ambos os muros têm de ter a mesma altura!

PONTUAÇÃO

Complete os níveis do jogo para atingir a meta e conquistar uma medalha conforme a pontuação (Bronze, Prata ou Ouro).

  • Nível completo >> Meta de pontuação >>> 100 (B), 145 (P) e 225 (O)

ESTRATÉGIAS BÁSICAS

  • Quando você vir um balão com um valor que você consiga construir com as frações que recebeu, entre as sugestões do seu colega, clique rapidamente nele.
  • Construam os muros antes que o tempo se esgote. Portanto, tente ser o mais rápido possível na análise das sugestões dadas pelo seu colega e comece a construir o muro logo!

ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS

  • Adicione o valor de todas as frações que aparecem nos seus tijolos, pois o resultado será a maior altura que você conseguirá construir.
  • Caso seu colega não consiga construir a altura que você sugeriu. Tente descobrir rapidamente qual é o segundo maior valor que pode ser obtido com as frações que você recebeu.

Veja como propor um jogo como atividade clicando aqui.


Como nos saímos?