Encerramento da aula

Uma boa opção de encerramento é propor questões de vários níveis diferentes de dificuldade para avaliar a compreensão de conceitos-chave.

Ao resolver uma lista de exercícios como encerramento da aula, há uma grande chance de os alunos responderem às questões apressadamente. Isso dificulta a avaliação, já que os erros podem ter sido cometidos por falta de compreensão do conteúdo ou por descuido. Usando os games e quizzes da Mangahigh em seu planejamento, o professor pode focar na avaliação ao invés de passar um longo tempo preparando listas de exercícios. Além disso, com a Mangahigh é possível coletar dados sobre o desempenho da turma rapidamente e usar essas informações para planejar as próximas aulas. Recomenda-se ainda apresentar esses dados para os alunos de forma a fazê-los refletirem sobre o processo de aprendizagem tornando-os autônomos sobre o próprio aprendizado.

Veja como planejar um encerramento de aula com a Mangahigh:

  1. Proponha uma atividade sobre o tópico abordado em sala de aula.
  2. Dê sua aula normalmente.
  3. 15 minutos antes do final da aula, peça para os alunos trabalharem na atividade ou game proposto como encerramento.
  4. Faça com que os alunos resolvam a atividade ou joguem o game várias vezes antes do final da aula.
  5. No início da próxima aula, use o relatório para mostrar informações sobre o desempenho da turma.
    1. Ao exibir os dados de desempenho da turma, esconda os nomes dos estudantes.
    2. Promova uma discussão para verificar se a turma está pronta para partir para um novo desafio ou se o tópico da atividade deve ser revisado.


Como nos saímos?