Como criar subgrupos de alunos na minha turma?

Atualizado 13/7/20 por George Balbino

Professores podem dividir a turma em vários subgrupos para facilitar a gestão da aprendizagem de alunos com níveis diferentes de conhecimento e necessidades individuais. Um aluno pode pertencer a vários subgrupos ao mesmo tempo sem perceber que o professor o transferiu de um grupo para outro. Esses ajustes são feitos pelo professor de acordo com as necessidades do momento.

Professores podem, também, usar subgrupos de alunos em situações onde os alunos recebem instrução e orientação de professores diferentes como, por exemplo, aulas de reforço, grupos de estudo, etc.



Comece criando um subgrupo

Esse processo é igual à criação de uma nova turma. Para facilitar, escolha um nome semelhantes ao nome da turma, como, por exemplo, um subgrupo da turma 7º Ano A pode ser chamado 7º Ano A-Reforço, ou 7º Ano A-Olimpíada, ou 7º Ano A-Contraturno, etc. Lembre-se que os alunos não conseguem ver o nome dos grupos nos quais estão inseridos.

  1. Clique ADMIN > TURMAS;
  2. Clique em "+" para criar uma nova turma;
  3. Insira o nome da turma, defina o foco do currículo e manualmente insira os dados dos alunos;
  4. Clique no botão GERAR LOGINS.

Seguindo o processo ilustrado acima, você irá criar uma nova turma na qual os seus alunos poderão ser inseridos. Após criar a turma com "Ninjas" genéricos criados pelo sistema, clique no ícone da canetinha para editar os dados dos "Ninjas" da turma e inserir os nomes reais dos alunos ou excluí-los clicando no ícone da lixeira para começar com uma turma vazia e nela inserir os alunos reais.


Agora que seus subgrupos foram criados , você está pronto para transferir os alunos para os respectivos subgrupos.

Lembre-se que os alunos podem pertencer a vários subgrupos ao mesmo tempo sem saber. Você pode deixar os cadastros originais dos alunos em suas respectivas turmas e inseri-los em novos subgrupos, ou excluí-los das turmas existentes.


Como nos saímos?