Encoraje os alunos a acreditarem em suas habilidades e a aprimorarem seus talentos

Atualizado por Rodrigo

Estudantes encorajados a usar a Mentalidade de Crescimento acreditam que seus talentos e habilidades podem ser desenvolvidos e aprimorados ao longo do tempo

O modelo de ensino e aprendizagem da Mangahigh é totalmente focado na Mentalidade de Crescimento para garantir que a aprendizagem seja significativa.

Na Mangahigh, à medida que o grau de dificuldade das atividades aumenta, os alunos reconhecem o próprio progresso na aprendizagem.

Quizzes Prodigi

Os quizzes Prodigi da Mangahigh permitem que os estudantes desenvolvam suas habilidades e talentos ao longo do tempo. O ideal é que os alunos tentem cada atividade pelo menos três vezes. A cada nova tentativa, as questões apresentadas para o aluno mudam e ficam progressivamente mais difíceis caso sejam respondidas corretamente. Isso faz com que os alunos trabalhem gradualmente para adquirir resiliência e possam desenvolver suas habilidades em Matemática.

  • Algumas atividades dispõem da seção 'Ensine-me' que prepara os estudantes para responderem as questões do quiz.
  • Caso necessário, os estudantes podem usar as Dicas ou visualizar a Solução para aprender os conceitos caso não consigam resolver alguma das questões. Porém, esses recursos são limitados. Então oriente os alunos a somente usá-los caso seja estritamente necessário.
  • Após responder as 10 questões do quiz os alunos podem revisar suas respostas incorretas e aprender com os erros. Dessa forma, a relação dos alunos com seus erros muda: ao invés de terem um feedback punitivo — uma nota baixa, por exemplo — eles aproveitam a oportunidade para refletirem sobre aquilo que precisam estudar um pouco mais. Assim, na próxima tentativa, é provável que eles se saiam melhor e continuem sua jornada rumo à conquista de uma medalha.
  • Para receber uma medalha de Bronze, o estudante deve responder a três ou mais questões corretamente.
  • Mostre aos alunos que conquistar uma medalha de Bronze não é o objetivo final! Encoraje-os a enfrentarem desafios ainda maiores para conquistar medalhas de Prata ou de Ouro. Para conquistar uma medalha de Prata, os alunos precisam responder corretamente a três questões difíceis e todas as demais no nível Extremo. E para conquistar uma medalha de Ouro, eles precisam acertar todas as questões no nível Extremo.
  • Desenvolva a 'Cultura do Ouro' em suas aulas de forma que os alunos sempre desafiem-se a superar desafios maiores.

Veja a seguir alguns critérios para que os alunos conquistem cada medalha:

Para conquistar uma medalha de Bronze, o aluno precisa:

  • responder corretamente a pelo menos três questões do nível Difícil;
  • fazer pelo menos 4200 pontos.

Para obter uma medalha de Prata, o aluno precisa:

  • responder corretamente ao menos três questões do nível Difícil e todas as demais no nível Extremo;
  • marcar pelo menos 9000 pontos.

Para obter uma medalha de Ouro, o aluno precisa:

  • acertar todas as 10 questões do quiz no nível Difícil;
  • marcar pelo menos 14000 pontos.

Para compreender quais são os critérios para se obter uma medalha leia o artigo 'Medalhas de Bronze, Prata e Ouro'

Aprendendo com Jogos

Para desfrutar das recompensas dos jogos, os jogadores não precisam resolver todos os desafios impostos por ele e nem completá-lo para receber uma recompensa que seja suficientemente prazerosa para manter a atenção no jogo. Segundo a professora e neurologista Judy Willis jogos bem estruturados oferecem recompensas em intervalos regulares aos jogadores. Essas pequenas recompensas, por sua vez, fazem com que o cérebro libere doses de dopamina, um hormônio neurotransmissor que causa uma sensação de prazer e satisfação. Contudo, o cérebro não libera mais dopamina quando o desafio passa a ser trivial. Novas doses de dopamina somente serão liberadas quando tarefas mais difíceis forem cumpridas com sucesso.

Os games da Mangahigh sobem de nível automaticamente à medida que os estudantes vão mostrando ter proficiência no tópico abordado pelo jogo. O progresso dos estudantes pelos níveis iniciais tende a ser rápido, mas essa é uma fase importante de reafirmação dos conhecimentos prévios. O próprio jogo encorajará os alunos a tentarem questões mais difíceis e desafios maiores quando detectar que ele está jogando um nível fácil demais para o seu nível de conhecimento. Se passarem por esse desafio, os alunos receberão questões ainda mais difíceis que colocarão todo o conhecimento deles à prova. Portanto, eles estarão aprendendo Matemática enquanto se divertem!

Os alunos devem passar a maior parte do tempo nas questões de nível Difícil, já que são elas que testarão o conhecimento mínimo que o aluno precisará para passar para o nível Extremo onde estão as questões realmente difíceis. Os nossos jogos são pensados para propiciar uma experiência divertida e robusta do ponto de vista matemático. Tudo isso envolto em uma mecânica cuidadosamente projetada para garantir que a experiência de jogo e o aprendizado sejam consistentes.

Embora o cuidado com o conhecimento matemático e a diversão sejam uma constante em todos os nossos games, a progressão acontece diferentemente em cada um deles. Em alguns, é possível pausar o jogo e usar as informações da seção de ajuda, em outros há tópicos de matemática abordados em detalhe para fornecer informações sobre teoremas ou resultados mais complexos que possam ser úteis para a progressão no jogo.

O avanço nos jogos acontece progressivamente em uma curva de aprendizado suave que evidencia o desenvolvimento de novas habilidades.


Como nos saímos?