Grupos e Estações de Trabalho

Organizar a turma em grupos ou em estações de trabalho pode ser uma estratégia eficaz para todos os anos escolares!

Grupos ou estações de trabalho são uma ótima forma de dividir a aula em temas secundários. As estações podem ser usadas estrategicamente para que os alunos trabalhem em grupos com temas bem específicos. Planeje a aula de forma que os alunos participem de uma discussão sobre o conteúdo logo após a estação com as atividades da Mangahigh, de forma que o professor possa orientá-los e sanar possíveis dúvidas. Além disso, é importante que se aborde também estratégias de resolução de problemas e que a conversa seja conduzida com terminologias adequadas para a faixa etária da turma sem, contudo, que o rigor matemático torne a discussão formal ou complicada demais.
  1. Defina uma trilha pedagógica que será percorrida pelos grupos de alunos.
  2. Se necessário, proponha atividades com diferentes níveis de complexidade.
  3. Após os alunos completarem as tarefas da estação com as atividades da Mangahigh, peça a eles que reflitam sobre o que foi abordado nas atividades e que tomem nota dessas reflexões.
  4. Envolva os alunos em uma discussão com o professor, imediatamente após completarem a estação com as atividades da Mangahigh. Nessa conversa, peça para que eles comentem os problemas que consideram mais desafiadores e também que apresentem as dificuldades das quais tomaram nota.


Como nos saímos?