Sala de Aula Invertida

O modelo de sala de aula invertida permite que os estudantes aproveitem o tempo em sala de aula para explorar os conceitos estudados e receber orientação do professor caso precisem. A avaliação diagnóstica e a introdução a novos conceitos é feita em casa. Por isso, na sala de aula, os alunos passam mais tempo colaborando uns com os outros ou recebendo instruções do professor para compreender conceitos mais complexos.

Veja a seguir um passo a passo de como usar essa estratégia de ensino.

Antes da aula
  • Proponha uma ou mais tarefas para avaliar quão bem preparados para a aula os alunos estão ou para que eles possam praticar habilidades que serão pré-requisito para a aula.
  • Antes da aula, analise o desempenho dos alunos para dar instruções específicas de acordo com seus desempenhos na resolução das atividades. Identifique quem precisa praticar um pouco mais e quem já aparenta ter uma boa compreensão do tópico abordado.
Durante a aula
  • Use a análise de desempenho dos alunos para dar instruções de acordo com as habilidades deles.
  • Dê instruções diretas sobre o conteúdo para os estudantes que não se saíram muito bem ou então sugira a eles que trabalhem nas atividades recomendadas pela plataforma.
  • Enquanto trabalha com os alunos que precisam de uma ajuda a mais, peça aos estudantes que já demonstram ter um nível satisfatório de conhecimento sobre o tópico da aula que resolvam atividades recomendadas pela Mangahigh.
    Obs.: O mecanismo de recomendações da Mangahigh sugere exercícios complementares para alunos que se saem bem em atividades propostas pelo professor.
Depois da aula
  • Proponha mais uma atividade complementar para alunos que se saíram bem durante a aula e atividades de avaliação diagnóstica para os alunos que ainda precisam trabalhar um pouco mais os conceitos que foram trabalhados em classe. Para escolher essas atividades, você pode usar a lista de recomendações.


Como nos saímos?