Ensino Híbrido

Aulas no formato Híbrido propiciam aprendizado adaptativo e avaliação formativa em um ambiente altamente engajador. Nessa modalidade de ensino, professores não precisam passar um longo tempo propondo tarefas e corrigindo-as depois que elas forem resolvidas pelos alunos. Ao invés disso, o professor atuará como mediador entre o conteúdo e o aprendizado dos alunos.

Alunos que sejam resistentes a refazer atividades da forma tradicional tendem a ser abertos a abordagens híbridas. Com a Mangahigh, por exemplo, eles tendem a refazer as atividades tantas vezes quantas forem necessárias para conquistarem medalhas e pontuações cada vez melhores. Além disso, com a Mangahigh, a ansiedade pela equiparação com o desempenho dos colegas deixa de ter um peso tão grande pois os alunos aprendem no próprio ritmo e podem revisar e aprender com seus erros ou então desafiar-se ainda mais caso estejam achando as atividades muito fáceis.

Estágios de uma aula híbrida

Preparação da aula
  1. Proponha 2 atividades
    Escolha um quiz para abordar os conceitos básicos
    Escolha um jogo para treinar a fluência
    Atividades complementares: sugira aos alunos que tentem as atividades recomendadas
  2. Escolha uma atividade para o encerramento da aula e peça para que os alunos reflitam sobre o processo de aprendizagem.
Abertura
  1. Abertura: escolha uma atividade ou use a seção ENSINE-ME quando ela estiver disponível.
  2. Peça aos alunos que comecem a trabalhar nas questões. Lembre-os de que o objetivo inicial é alcançar uma medalha de Bronze e que para obtê-la normalmente é necessário fazer pelo menos 3 tentativas.
Aprendendo os conceitos básicos
  1. Os alunos resolvem o quiz Prodigi por um período de 10 a 12 minutos. Pode ser interessante pedir para os alunos anotarem os erros cometidos.
  2. Circule pela sala enquanto os alunos resolvem o quiz e fique de olho no número de tentativas en os erros mais comuns para discutí-los com o grande grupo.
Discussão com o grande grupo
  1. Comente quais são as principais dificuldades e quais são os erros mais cometidos e promova uma discussão sobre estratégias para evitá-los. Se possível, tente fazer com que os alunos usem a terminologia matemática adequada.
  2. Faça a discussão sobre os erros sem expor os alunos. Especialmente porque eles podem relutar em compartilhar os erros que cometeram e tente encorajar a turma a usar as estratégias que você achar melhores.
Treino de Fluência Matemática
  1. Os alunos continuam a resolver a atividade Prodigi por mais 10 a 12 minutos até que conquistem uma medalha de Bronze ou outra melhor.
  2. Peça aos alunos que conseguiram consquistar pelo menos uma medalha de Bronze que passem ao game que você propôs ou que continuem a resolver o quiz para que conquistem medalhas ainda melhores.
Encerramento e análise
  1. (Opcional) Os alunos resolvem a atividade que você escolheu para o encerramento.
  2. O professor analisa os dados do relatório gerado pela Mangahigh para decidir se a turma tem uma compreensão satisfatória do tópico ou se devem continuar a estudá-lo um pouco mais antes de partirem para o próximo assunto.


Como nos saímos?