Introdução da Aula — com a turma toda

Você pode usufruir de todos os benefícios da Mangahigh mesmo que sua escola não disponha de um computador para cada aluno.

Usar um projetor para mostrar quizzes e games da Mangahigh é uma forma de começar a usar ferramentas digitais em suas aulas.

  1. Encontre uma atividade de seu interesse, clique em jogar e projete a sessão. Tente fazer com que os alunos participem dando sugestões de estratégias de resolução de problemas.
  2. Distribua papel de rascunho e materiais que sejam úteis para eles esboçarem suas soluções e traçarem suas próprias estratégias.
  3. Caso prefira, organize a turma em duplas para os alunos resolverem colaborativamente os problemas projetados por você. Certifique-se de dar tempo suficiente para que eles pensem sobre os problemas e evitem tentar adivinhar as respostas sem refletir sobre as questões.
  4. Peça aos alunos que mostrem para você os rascunhos com as respostas que eles encontraram.
  5. Escolha as estratégias que julgar mais interessantes para discutir a atividade com toda a turma.
  6. Promova a discussão sobre o tópico abordado de forma que os alunos possam comunicar suas estratégias de resolução de problemas.
  7. Tente chegar a um consenso sobre qual é a resposta certa. Caso não haja um consenso faça uma votação para decidir qual é a resposta correta.
  8. Revise as respostas incorretas ao final do quiz.
  9. Mostre que os erros são uma oportunidade de aprendizado e não uma punição. Aproveite para explorar conceitos alternativos que eventualmente os alunos possam ter apresentado em suas resoluções.
  10. Use a filosofia da Mentalidade de Crescimento para transformar a revisão de erros em um processo de aprendizado.


Como nos saímos?